19 de out. de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO MÁSCARAS DE LUIZA VOLPATO

Quando as máscaras caem...

No próximo dia 26, no Salão Social do Sesc Arsenal, em Cuiabá, a historiadora e psicóloga Luiza Volpato estará lançando o seu primeiro livro de ficção: Máscaras, pela Entrelinhas Editora, com apoio da lei de incentivo à cultura do Estado.
Mas, o que levou Luiza Volpato, depois de tantas publicações acadêmicas, a se aventurar pela literatura, escrevendo histórias de mulheres que nasceram de sua imaginação – talvez não completamente – mas que carregam tramas com alta dose de realismo? “ — De onde vem essas mulheres? Para onde vão? O que elas realmente querem? Será que as conhecemos? Acaso eu não serei uma delas?” podem pensar as leitoras deste livro instigante.
Os homens, não tenham dúvidas, também serão aprisionados pela trama, muitas vezes com a respiração embargada, na tentativa de compreender o que muitas vezes não pode ser compreendido. Podem aventurar-se como um voyer... A possibilidade de mergulhar nestes contos oferece ao olhar masculino algumas visões/sensações/angustias/dúvidas/desejos do universo feminino, onde nem tudo é tão simples, o raciocínio não é matemático e muito menos, objetivo. Um exercício perturbador para os que tem coragem.
“E a autora nos traz mais. Seu olhar de historiadora e cientista social está também presente. Cuiabá, a cidade e seu desenvolvimento urbano aparecem como o cenário vivo das histórias, e os momentos históricos contextualizam os personagens e seus caminhos, de maneira natural e envolvente,” conta a romancista Maria José Silveira, na apresentação do livro.
Aos apreciadores de boas histórias, fica o convite para “ver” algumas máscaras caírem, além do que se pode ver ao olhar com muita atenção – e demoradamente – frente ao espelho.

Máscaras, primeiro livro de ficção de Luiza Volpato

Maria José Silveira

As histórias deste livro falam de relacionamentos familiares. Só que o fulcro do que elas nos revelam está em sua parte feminina – a parte das esposas, mães, filhas, irmãs, madrastas. É na mulher dentro da trama intrincada das teias amorosas e familiares que a autora foca sua lente sensível, e reflete.
Suas personagens são contemporâneas (algumas jovens, a maioria já madura), profissionais, independentes, vivendo conflitos atuais, verdadeiros, e com uma grande capacidade de refletir sobre eles na procura de compreendê-los e, se possível, superá-los. São mulheres que, perdendo suas ilusões, ousam enfrentar a si próprias e se conhecer. Querem a verdade para se situar no mundo e, de alguma forma, recomeçar.
São personagens que nos conquistam pela veracidade do drama que vivem. São de carne e osso, sofrem – mas querem compreender porque estão sofrendo, e não simplesmente se render e se acomodar. Seus dramas são contemporâneos, nada infrequentes. Reais.
No lugar das ilusões de um mundo idealizado, a compreensão possível do mundo real e dos problemas que ele coloca.

Sobre a autora

LUIZA RIOS RICCI VOLPATO é mineira e mora em Cuiabá desde 1975. Licenciada em História pela FFCG-RJ, é mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo, USP e psicóloga pela Universidade de Cuiabá, com formação em Análise Bionergética pela Sociedade Brasileira de Análise Bionergética. Professora aposentada do Departamento de História da UFMT, também atuou como professora da Faculdade de Psicologia da Unic. Atualmente é psicóloga clínica. Publicou diversos artigos, textos, capítulos de coletâneas e os seguintes livros: Entradas e Bandeiras, pela Global Editores (1985), em 7ª edição; A conquista da terra no universo da pobreza: a formação da fronteira Oeste do Brasil, pelo INL-Hucitec, 1987 (esgotado); Cativos do sertão: vida cotidiana e escravidão em Cuiabá 1850-1888, pela editora Marco Zero/EdUFMT (1993), em 2ª edição. Máscaras é o seu primeiro livro de ficção, e está sendo lançado pela Entrelinhas Editora.