PROJETO

Inclusão 
Literária

Leitura e Cidadania

APRESENTAÇÃO

A educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década com a queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, o aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização). No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória.
Em se tratando de Mato Grosso, o governo vem trabalhando para que o ensino alcance uma posição de destaque no que tange ao analfabetismo, investimentos na estrutura escolar e capacitação de professores.
Mas, o que se percebe é que, as boas práticas pedagógicas ainda são mais importantes dentro de um convívio escolar. É sabedor que, de uma certa forma,  o ensino, a leitura, a arte  e a cultura, estão além dos portões de um ambiente escolar, que uma pequena parcela da sociedade tem acesso.
É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.

JUSTIFICATIVA

Surgiu em 2005 pelo historiador e produtor cultural Clóvis Rezende Matos, com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos.

O Projeto Inclusão Literária atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música.
O foco está nos jovem, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos.

OBJETIVOS

Estabelecer, definitivamente, a abertura de espaços para a divulgação, expansão e valorização do autor mato-grossense, inclusive, com a criação de mercado para o livro aqui produzido, antiga reivindicação dos autores e produtores regionais.
 Estabelecer uma nova abordagem no tratamento aos jovens, tendo a leitura orientada de bons livros, revistas de cunho científico e cultural, jornais, panfletos, como fontes e suporte para a formação do cidadão consciente e sabedor de seus direitos;
 Fazer do livro, não didático, um instrumento da aprendizagem diária para o estudante dentro e fora da sala de aula;
Trazer esse jovem a novos espaços como: bibliotecas públicas, universidades, livrarias, promovendo debates e seminários, tornando-o membro efetivo de um "clube" até aqui inexistente para ele;
 Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular a criação artístico/literária e reconhecer o livro como instrumento para formação sócio-educacional e manifestação da identidade cultural, através da transmissão de saberes;

MECANISMOS DE  ATUAÇÃO

Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura o projeto realiza feiras, distribui livros,  auxilia na implantação da Hora de Leitura Diária nas Escolas (Lei do Livro nº 10.783, de 31 de Outubro/ 2003), Fome de Livro o Viva Leitura e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
As ações são continuadas, onde é estabelecido um primeiro contato e uma série de  atividades, portanto, as bibliotecas criadas pelo Inclusão Literária tem assistência permanente para troca de livros e inserção de novos programas.    
Tudo isso sem visar classe social e intelectual, mas sim, ensiná-los a lê-los, como fonte propagadora de divulgação de culturas, de saberes e o mais poderoso ainda, como suporte a planos e programas educativos.
Por ser um programa público e gratuito, o Inclusão Literária vai até o leitor - ponto primordial para a democratização de acesso a qualquer bem cultural;

As ações são continuadas, onde é estabelecido um primeiro contato e uma série de  atividades, se transforma em um ponto de leitura do Inclusão Literária, portanto, terá assistência permanente para troca de livros e inserção de novos programas;
Acesso livre: qualquer um pode participar das ações desenvolvidas pelo Inclusão, como: cursos, palestras, oficinas, feiras, etc.
Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos e coordenada por um membro escolhido pela comunidade local.         

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bibliotecas - criação de pequenas bibliotecas e desenvolvimento de ações de incentivo à leitura;
Livro no ponto - distribuição de livros em pontos de ônibus e outros lugares de fácil acesso a qualquer pessoa;
Literatura Embarcada - distribuição de cartões em ônibus urbanos e rurais, contendo poemas, poesias, pequenos contos e uma biografia dos clássicos da literatura, brasileira e estrangeira, além de autores mato-grossenses;
Produção de vídeos - a partir de instrumentos como telefone celular, máquinas fotográficas digitais (amadoras) e pequenas filmadoras digitais serão produzidos ‘filmes’ a partir de oficinas ministradas em escolas e associações comunitárias, preferencialmente, na zona rural atendendo o público infanto-juvenil. Os alunos aprendem a escrever roteiros, técnicas de representação, direção, câmera, iluminação e montagem final do filme (edição) em ilhas não lineares;
Oficinas literária/Produção de livros - os participantes das oficinas literária aprendem técnicas de editoração de pequenos livros, técnicas de desenho/ilustração e, a partir de criações coletivas fazem a história escrita, as ilustrações e, através de digitação em computador, uso de scanner e impressora caseira, montarão e imprimirão seus livros;
Exibição de filmes - sempre de temática literária, os filmes exibidos pelo Inclusão são saídos de livros que constam nas bibliotecas montadas pelo projeto.

ENTRE OUTROS LUGARES, O INCLUSÃO  LITERÁRIA ATUA NESSES PONTOS.

Ala infantil do Hospital do Câncer
Associação São Judas Tadeu
Casa Transitória Irmã Dulce
Escola Municipal Rural da Comunidade João Carro ( Manso em Chapada dos Guimarães )
Ruas,  praças e estacionamento da UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
Escolas rurais de Varginha (Município de  Santo Antonio de Leverger)
Escola Rural da Comunidade de Rio dos Peixes  - Cuiabá-MT
Escola Rural do Distrito de Aguaçú  - Cuiabá-MT
Borracharia do Jardim universitário - Cuiabá - MT


E poderá ir muito mais longe para fazer milhares de novos e conscientes leitores.
 Coordenador do Projeto:   Clovis Rezende Matos - 65 8135 -1176  
inclusão.literária@hotmail.com - Inclusao.blogspot.com