23 de jun de 2007

MARÍLIA TEIXEIRA MARTINS


Marília Teixeira Martins
Psicóloga Clínica

Sou psicóloga, atuando também na área de Dependência Química, tema que sempre me fascinou. E falar sobre ele, eu sei, exige cautela. Por outro lado, tornou-se um desafio em minha vida. Costumo dizer que eu não o escolhi, o tema me escolheu. Mas, por que e para quê? Confesso que durante muito tempo busquei respostas para esta indagação pessoal e por mais incrível que possa parecer, ainda não as encontrei. Resolvi, então, aceitar me entregar ao “chamado” e agir.
Criei um site na internet como resultado direto de uma dessas ações. E agora, uma ousadia ainda maior: a publicação deste livro com alguns artigos já divulgados. Um desafio, um sonho, uma realidade.

Trabalho com o dependente químico desde sua rendição e pedido de ajuda, passando por seu processo efetivo de recuperação e pela constante sombra da recaída... até sua libertação dos químicos; enfim, através da sua incessante busca de crescimento e de reencontro consigo mesmo.

Como uma criança que nasce e passa por vários estágios até seu completo caminhar, o dependente químico que quer vencer alcança sua sobriedade e recuperação. Resgata tudo e todos que perdeu em função de uma doença tão devastadora, deixando de ser o “escolhido”, abraçando com muita dignidade e garra sua liberdade em “escolher”.

Conheço de perto a luta que enfrentam. Portanto, a todos os que optaram por sua sobriedade e recuperação e àqueles que ainda não optaram, mas estão a caminho, o meu profundo respeito e admiração.

Nenhum comentário: